Entenda a diferença entre Razão Social e Nome Fantasia

Uma dúvida muito comum entre as pessoas, inclusive empresários e empreendedores é saber qual a diferença entre Razão Social e Nome Fantasia.

A Razão Social, também chamada como Denominação Social ou Firma empresarial, é o nome de registro da Empresa. Esse nome jurídico constará em todos os documentos formais como contratos, procurações, escrituras, alvarás, entre outros.

Antes de escolhermos a Razão Social para uma empresa, é necessário consultar se a mesma está disponível para uso, ou seja, é preciso saber se já existe alguma Razão Social ou Marca igual, já registrada, o que impediria seu uso.

Caso a razão social escolhida esteja disponível, é necessário fazer o Registro da mesma, que será encaminhado à Junta Comercial ou Cartório competente, para garantir o seu direito de uso exclusivo garantido pela Constituição Federal.

O Nome Fantasia, também conhecido como Marca ou Nome de Fachada é o nome popular da empresa, como se fosse um apelido no qual será divulgado ao público, exibido no logotipo, ações de marketing, entre outros. Por exemplo, O Supermercado Pão de Açúcar é o nome fantasia da empresa cuja Razão Social é Cia Brasileira de Distribuição.

É através do Nome Fantasia que os consumidores irão identificar a Empresa.

Diferente da Razão Social, escolher um Nome Fantasia não é obrigatório, além disso, pode ou não ser igual ou parecido com a razão social da Empresa.

É importante fazer o registro da marca e do Nome Fantasia para evitar futuros transtornos e custos à empresa, ou seja, caso os nomes  não possuam registro e uma outra empresa seja titular de Marca idêntica devidamente registrada perante o INPI,  obrigatoriamente a empresa não deverá continuar fazendo o uso da mesma, tendo que desenvolver uma nova Marca, o que levará à elaboração de nova fachada, cartões de visita, logotipo, entre outras alterações, o que poderá causar transtornos e explicações junto à sua clientela.

Conseguiu diferenciar a Razão Social do Nome Fantasia? Acesse nosso site e saiba como garantir a exclusividade de suas marcas e proteger a sua identidade!

Desenho sem título

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s