O que é Sociedade em Comandita por ações?

Sociedade em comandita por ações é constituída por acionistas, cujo respondem apenas pelo valor delas subscritas ou adquiridas.

O acionista diretor tem responsabilidade subsidiária, ilimitada e solidária, em razão das obrigações sociais. Vale ressaltar que se houver mais de um diretor, todos responderão de forma solidária e ilimitada. Esse tipo de Sociedade tem seu capital social dividido em ações.

A representação da sociedade se dá pelos diretores, que deverão ser necessariamente acionistas. O diretor é nomeado por tempo indeterminado no ato constitutivo e a sua responsabilidade é subsidiária e ilimitada frente às obrigações da sociedade.

A administração da Sociedade em comandita por ações é diversa da Sociedade Anônima, pois nesta a administração é eleita por Assembleia Geral, ficando a eleição disponível para todos que compõe o quadro societário.

Na Sociedade em comandita por ações existe duas espécies de sócios, os comanditários e os comanditados. Os sócios comanditários exercem o papel de administrador e gerenciam a sociedade, ficando responsável ilimitadamente por todas as obrigações assumidas. Já os comanditados são os acionistas que não fazem parte da administração, respondendo apenas pelo preço de emissão das ações.

Lembrando que, havendo mais de um administrador, serão solidariamente responsáveis, depois de esgotados os bens sociais.

Desenho sem título

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s